segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010




Estudante de Biomedicina do Unirondon selecionado para cursos de Verão em Fisiologia na USP


16-12-2009


O aluno do quinto semestre de Biomedicina do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon), Dácio Rosas Guimarães, foi um dos 20 selecionados dentre estudantes do país todo, para participar de dois cursos de Verão na Universidade de São Paulo: VIII Curso de Verão Praticando e Discutindo Fisiologia, realizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP), e Curso de Verão 2010 - Fisiologia do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).



Ambos são oferecidos a alunos da área de biomédicas, que já cursaram a disciplina fisiologia humana e que tenham interesse em Ciências Fisiológicas. O primeiro ocorrerá de 11 a 22 de janeiro, no campus da USP de São Paulo (SP). O segundo, de 25 de janeiro a 05 de fevereiro, na USP de Ribeirão Preto (SP), no desenvolvimento da prática. Entre os objetivos dos dois eventos estão: promover o contato dos alunos com laboratórios e linhas de pesquisa do Departamento, revisão de alguns conceitos fundamentais da Fisiologia, por meio de aulas teóricas e práticas, discussões e exercícios.



Na segunda etapa, os participantes terão 10 dias para elaborar um projeto e, ao final do evento, apresentá-lo à Instituição, por meio de um simpósio. "É uma oportunidade única pra mim, pois a concorrência foi bem grande. Só de biomedicina havia mais de 1,7 mil inscritos de todo país, sem contar que vou conhecer gente nova, colegas de vários lugares do país, como Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rondônia, além de professores, doutores e técnicos, o que será muito útil para trocar experiências", avalia Dácio, único mato-grossense selecionado para o curso.



O acadêmico apresentou, recentemente, no 3° Encontro Mato-grossense de Biomedicina do Unirondon seu projeto de iniciação científica, intitulado “Prevalência da Deficiência de Ácido Fólico em Idosos e Gestantes da Região de Cuiabá, após o Programa de Fortificação de Ácido Fólico Adotado pela Anvisa”. Foi premiado como o melhor pôster do evento, ganhando uma passagem de ida e volta a Recife, para participar do Congresso Brasileiro de Biomedicina.



Um dos critérios exigidos para participação no curso pela USP é que os estudantes estivessem participando de algum projeto de pesquisa. E foi com esse projeto que o acadêmico se inscreveu para participar. Dácio avalia que é esta uma oportunidade para, quem sabe, conquistar, futuramente, uma vaga nos programas de pós-graduação da USP.



"Os cursos serão de grande proveito porque terei a oportunidade de conhecer pessoas novas, ver o nível de conhecimentos que a Universidade me está oferecendo e ter a grande chance de conhecer a USP, que é uma das melhores universidades do país, conhecer o seu Laboratório. Terei contato direto com os professores e, futuramente, poderei realizar nela minha pós-graduação", observa o acadêmico de Biomedicina, ao acrescentar que, "quem realmente quer estudar aprende muito em cursos, simpósios, seminários e outras atividades desta natureza".



O próprio site de um dos cursos aponta, na sua introdução, para esta possibilidade: "Os alunos selecionados para este curso terão também a oportunidade de visitar e conhecer as linhas de pesquisa dos diversos laboratórios do Departamento de Fisiologia e Biofísica da USP e eventualmente juntar-se a um grupo de pesquisa de seu interesse para dar andamento a sua carreira acadêmico-científica".



Para a Coordenadora do curso de Biomedicina do Unirondon, Profa Dra Ana Cláudia M. Aléssio, o exemplo de Dácio mostra que é possível um aluno de uma Universidade particular competir de igual para igual com outros, formados em Universidades estaduais e federais. “O aluno deve acreditar no seu potencial e buscar o próprio desenvolvimento acadêmico-profissional. Por isso, é importante divulgar os resultados alcançados pelo Dácio; é um incentivo para outros alunos", finaliza.



http://www.unirondon.br/index.php?pag=coluna&codigo=95


0 comentários:

Postar um comentário