segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Onanismo

Onanismo vem de Onã, que é um personagem bíblico que praticava coitos interrompidos. No conceito bíblico, onanismo é usado para designar o coito interrompido no instante da ejaculação para evitar a fecundação e ficou associado à masturbação. Religiões de origem cristã condenam à masturbação, pois a ejaculação só deve ser usada para a reprodução, segundo os mandamentos de São Tomás de Aquino e Santo Agostinho. Seguindo este raciocínio a pessoa não deve se masturbar, pois é uma pratica que não visa à reprodução.

Na Idade Média, a Santa Inquisição (instituição repressiva da Igreja Católica) perseguiu os praticantes da masturbação levando-os à fogueira. A argumentação era que a masturbação permitia que os íncubos e súcubos se reproduzissem. Eram demônios masculinos que segundo a crença popular vinham durante a noite copular com uma mulher, perturbando-lhe os sonos e causando-lhe pesadelos. Ainda hoje, existe a crença medieval de que a masturbação causa: impotência, epilepsia, cegueira, pêlos nas mãos, reumatismo etc.

Novamente a ciência vem cumprir seu papel de iluminar a mente humana tirando-a da escuridão e da ignorância. Descobriu-se recentemente que a masturbação é um excelente instrumento de prevenção contra o câncer de próstata. O efeito preventivo é maior durante a faixa dos 20 anos. Quem ejacula mais de cinco vezes por semana nessa fase tem uma possibilidade, um terço menor de desenvolver tumores malignos na próstata. O que importa é ejacular, independentemente do intercurso sexual.

A equipe do Dr. Graham Giles, em Melbourne (Austrália), responsável por esta descoberta, esclarece que a ejaculação evita o acúmulo de substâncias cancerígenas na próstata. A glândula e as vesículas seminais secretam uma grande quantidade de fluidos, ricos em potássio, zinco, frutose e ácido cítrico, que compõem o esperma. Quanto maior a concentração destes fluidos, maior a chance de se desenvolver depósito de substâncias cancerígenas que são cumulativas. Por outro lado, quanto mais o sêmen circular por meio de ejaculações menor é o acúmulo de fluidos na próstata. A ejaculação também faz com que as células da próstata adquiram sua maturidade biológica, o que as torna menos vulneráveis às substâncias cancerígenas.

Outros benefícios proporcionados pela masturbação:

1. Revigora os tecidos através da irrigação sangüínea na região pélvica - onde se encontra os órgãos genitais;

2. É uma prática que alivia o estresse, pois durante o orgasmo o cérebro é inundado pela endorfina que é um hormônio que produz uma sensação de alívio e bem-estar, combatendo à ansiedade e o mau humor.

A masturbação só faz mal à saúde física e mental quando se torna um distúrbio sexual, que é a compulsão por masturbação. Manifesta-se na pessoa que só consegue se estimular sexualmente, exclusivamente, através da masturbação descartando uma parceria sexual.

Dicas de como você se masturbar só ou com uma parceria sexual:

1. Evite sabonete sólido, pois contém soda caustica e produzirá micro ferimento no seu pênis. Cremes hidrantes, óleo de amêndoa, óleo de semente de uva, gel lubrificante solúvel em água são ótimos lubrificantes;

2. Se for praticar o coito após a masturbação use só o gel solúvel em água ou utilize o melhor lubrificante masturbatório que é a sua saliva. Os demais lubrificantes irão romper à camisinha.

Em 1997 a WAS (Associação Mundial de Sexologia) passou a considerar à masturbação como um direito de expressão sexual do Ser Humano.

0 comentários:

Postar um comentário