sábado, 28 de fevereiro de 2009

PROCESSAMENTO E APRESENTAÇÃO DE ANTÍGENOS PELO MHC

Mecanismos de processamento antigênico:
· Chamamos de processamento antigênico, pois a geração de peptídeos de um antígeno intacto inclui a modificação da proteína nativa.
· A apresentação desse peptídeo na superfície celular pela molécula de MHC é chamada de apresentação antigênica.
· MHC é o complexo principal de histocompatibilidade. Ganhou este nome devido a sua importante função nas respostas imunes contra tecidos transplantados. Refere-se a uma região no genoma.
· Em humanos, o MHC chama-se HLA (human leukocyte antigen). Fornece a identidade dos indivíduos (somente gêmeos monozigóticos possuem MHC idêntico).

Função das moléculas HLA: apresentar peptídeos para células T
· É necessário que o sistema imune possa distinguir patógenos intracelulares de extracelulares para fazer uma resposta adequada. Lembre-se de que células B reconhecem antígenos nativos (e.g. proteínas na superfície do patógeno não-processado) e células T reconhecem antígenos processados (i.e. peptídeos).

Base do reconhecimento de antígenos
1. Células devem apresentar antígenos (epitopos) para os linfócitos;
2. Células T devem apresentar receptores (TCR) para reconhecer os epitopos;
3. Existe variabilidade (polimorfismo) nos receptores para garantir o reconhecimento e diferenciação de antígenos próprios/não-próprios.


Quais são as células apresentadoras de antígenos (APCs)?
Especializadas em apresentar antígenos via MHC classe II

· Células dendríticas são encontradas nos tecidos linfóides e possuem um papel importante na apresentação de vários antígenos. Macrófagos são especializados em internalizar e apresentar antígenos em suspensão. Células B possuem receptores antigênicos (IgM) permitindo internalizar grandes quantidades de Ags específicos e apresentá-los para células T.

só uma parte do assunto da prova de imunologia de sabado q vem, quem quizer estudar um pouco... boa sorte! ai tá a introduçao do conteúdo

1 comentários:

Rosangela disse...

Ola, gostei muito do blog de vcs. Sou estudante de fisioterapia de SP e tenho prova de imuno amanha. Excelente linguagem, bastante esclarecedor.
Muito obrigada.
Abracos.

Postar um comentário