sábado, 1 de maio de 2010

Cont. Hematologia/ hemograma

O que é Anemia Macrocítica? Quais suas principais causas?
Anemia megaloblástica, alcoolismo, uso de certas medicações; Anemia megaloblástica' é uma anemia (macrocítica de classificação) que resulta da inibição da síntese de DNA na produção de glóbulos vermelhos. Isto é frequentemente devido à deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico.
Anemia macrocítica normocítica. É uma deficiência medular da Stem Cell de causa variada. Apresenta pancitopenia no sangue periférico e substituição das células da Medula óssea por tecido gorduroso.
Como a Anemia Macrocítica é classificada?
Anemia Macrocítica Normocrômica; Anemia Normocítica Normocrômica; Anemia Microcítica Hipocrômica.
O que é Anemia Hemolítica?
São causadas por excessiva destruição das hemácias circulantes
Em conseqüência de diversas alterações, frequentemente hereditárias, um organismo pode produzir hemácias com anomalias diversas, inclusive da membrana celular, que as tornam particularmente frágeis e permitem que se rompam com facilidade, ao passar pelos capilares. Nessas condições, mesmo quando o numero de eritrócitos e normal,pode ocorrer anemia, porque o período de vida útil das hemácias e muito curto.

Como são classificadas as Anemias Hemolíticas?
Congênita
- Anormalidades da membrana; Hemoglobinopatias; Deficiência enzimática.
Adquirida - Induzida por anticorpos (auto-imune); Reação transfusional; Fragmentação mecânica.
O que é Esferocitose Hereditária?
As hemácias tem a forma esférica, ao invés de discóides. Essas células não tem a estrutura da membrana normal dos discos bicôncavos e não podem ser comprimidas, rompendo-se com muita facilidade.
O que é Hemoglobinúria Paroxística Noturna? Qual a etiologia da doença e os exames laboratoriais indicados ao diagnóstico?
É uma anemia hemolítica crônica causada por um defeito na membrana das hemácias. Caracterizada pela presença de hemácias na urina (hematúria).
Testes Específicos: Teste de HAM; Teste da Sacarose; Citometria de fluxo; Eletroforse de Hemogolbina; Teste de Coombs direto; Teste de G6PD.
Testes não específicos: Hemograma; Reticulócitos; Hemoglobina, Bilirrubina total e Livre; Haptoglobina.

O que é Deficiência de G6PD? Qual a etiologia da doença e os laboratoriais indicados ao diagnóstico?
A deficiência de G6PD é um distúrbio hereditário recessivo ligado ao cromossoma X e cujo principal efeito é a redução de G6PD nas células vermelhas do sangue, resultando em hemólise e anemia, ou aguda (hemolítica) ou crônica (esferocítica).
O diagnóstico pode ser realizado através da medida da atividade da enzima G6PD. O tratamento é baseado na prevenção das crises de hemólise e hiperbilirrubinemia e na correção da icterícia e da anemia.
Qual a etiologia da Anemia Hemolítica auto-imune?
Distúrbio resultante de uma anormalidade do sistema imune que destrói os glóbulos vermelhos prematuramente. A causa é desconhecida.

Qual a constituição do hemograma?
Os parâmetros habitualmente avaliados são:
Contagem dos glóbulos brancos: revela o número de glóbulos brancos ou leucocitos num dado volume de sangue.
Fórmula leucocitária: mostra a percentagem respectiva de cada uma das categorias dos glóbulos brancos num dado volume de sangue. Os glóbulos brancos podem dividir-se em neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos.
Contagem dos glóbulos vermelhos: revela o número de glóbulos vermelhos ou eritrócitos num dado volume de sangue.
Hemoglobina: exprime a quantidade de hemoglobina num dado volume de sangue.
Hematócrito: significa a percentagem do volume de glóbulos vermelhos relativa ao volume total de sangue.
Volume globular médio: corresponde ao volume médio do glóbulo vermelho. Este valor é dado pela razão do hematócrito e o número de glóbulos vermelhos.
Hemoglobina globular média: demonstra a quantidade de hemoglobina contida num glóbulo vermelho. Este valor é determinado pela razão da hemoglobina e o número de glóbulos vermelhos.
Concentração da hemoglobina globular média: representa a concentração média de hemoglobina de um dado volume de glóbulos vermelhos. Este valor é calculado pela razão da hemoglobina e o hematócrito.
Contagem de plaquetas: revela o número de plaquetas num dado volume de sangue.

Qual a importância do estudo do hemograma?
Um hemograma completo é o exame mais solicitado do pelos médicos devido à informação preciosa que fornece. O hemograma consiste no cálculo dos elementos figurados (celulares) que compõem o sangue e os cálculos dos índices eritrocitários, isto é, indicadores sobre o tamanho e constituição dos glóbulos vermelhos a partir do doseamento da hemoglobina e do hematócrito. Estes cálculos são geralmente determinados por aparelhos electrónicos que analisam os diferentes componentes do sangue. Estes contadores são rápidos e fiáveis.
Qual o anticoagulante de escolha do setor de hematologia?
EDTA (Tampa Roxa): atua em nível do íon cálcio (seqüestrador) Principal uso: Hematologia.
CITRATO DE SÓDIO (Tampa Azul): captação dos íons cálcio Principal uso: estudos da coagulação
FLUORETO DE SÓDIO com EDTA (Tampa Cinza): captação dos íons
cálcio, e inibição da glicose principal uso: glicemia.
EDTA COM GEL: principal uso Carga viral para HIV

0 comentários:

Postar um comentário