segunda-feira, 5 de outubro de 2009

tem dinheiro? escolha seu modelo

Chega o momento de escolher uma motocicleta, mas aí bate aquela
dúvida. Qual é o modelo mais adequado? O que deve ser uma moto
naked? Ou custom? Pois é, existem várias categorias de
motocicletas, sendo que cada uma tem uma finalidade específica,
além de contar com um estilo próprio.



Para entender melhor, segue uma relação de como
são classificadas as motos.


- Baby

São as motos das décadas de 1920 e 1930, cuja
característica principal é a rusticidade. São simples demais, ao
ponto de não contar com amortecedor traseiro. O centro de
gravidade é baixo, mas o toque marcante é a pintura. Na
fabricação eram aplicadas até 14 camadas de tinta, assim a
pintura da moto ficava semelhante a uma panela esmaltada. A
marca mais famosa dessa categoria é a Indian.

- Chopper

O termo chopper, lembra retirar, cortar. Isso
define bem essa categoria de motos derivada de outra, a Custom.
Com o propósito de deixar as motos mais ágeis, para se equiparar
aos modelos da Europa, os soldados americanos retiravam peças
desnecessárias de suas motos Custom, que assim passavam a ter
outra característica.

Seu visual é bastante despojado e agressivo. Essa categoria é
definida pelo excesso de cromados. O guidão é alto e o tanque de
combustível é alto na frente e tem a forma de gota. O garfo
dianteiro é enorme, o comprimento também é grande, assim como a
distância entre eixos. Geralmente não possuem banco para o
garupa, alforges ou pára-lamas dianteiros. Normalmente são motos
exclusivas, criadas ou alteradas pelos próprios donos, ou
oficinas especializadas.

O conceito de moto chopper é originário dos EUA,
mas foi disseminado pelo mundo afora através do filme Easy
Rider, “Sem Destino”, lançado em 1969.

- Custom

O design dessas motocicletas copia os modelos
antigos. Para facilitar a acomodação de bagagem, podem-se
utilizar alforjes de couro. As motos do tipo custom são
verdadeiras estradeiras, confortáveis para viagens longas, seja
sozinho ou acompanhado. Assim são as preferidas pelo público
mais tradicional. Essa categoria não prioriza a velocidade, pois
é mais voltada ao conforto. Para isso a altura do banco é baixo
e as pedaleiras ficam mais avançadas.

Dentro dessa categoria existe uma subcategoria,
denominada Roadsters. Essas motos aliam o visual e a posição de
pilotagem da custom, porém com o alto desempenho das esportivas.
Alguns exemplos: Harley-Davidson Sportster, Honda Shadow, Suzuki
Intruder e Yamaha Virago.

- Dual Purpose

São motos de uso misto, que servem tanto para
estradas quanto para o fora-de-estrada. Essas motocicletas
também são conhecidas por Big Trail, o que indica moto de grande
porte para todo terreno. Alguns podem classificar erroneamente
motos desta categoria como Fun Bikes. Geralmente contam com
motores acima de 600 cilindradas e dessa forma possuem tanque de
grande capacidade para proporcionar maior autonomia.

- Esportivas

São motos com desenho moderno e alto desempenho.
Algumas são oriundas das pistas, verdadeiras máquinas de
corrida. Os motores geralmente possuem mais de 600 cilindradas,
o que faz muitos modelos atingir facilmente a velocidade de 250
km/hora. A posição de pilotagem coloca o motociclista quase que
deitado sobre o tanque, o que de certa forma caracteriza um
desconforto para longos trechos.


A posição para o garupa é extremamente
desagradável, quando existe, pois essas motos muitas vezes são
indicadas para se andar sozinho. São equipadas com os mais
eficientes mecanismos. Os pneus são largos o suficiente para
proporcionar um bom contato com o solo, principalmente durante
as curvas, os discos de freio são duplos e os quadros fabricados
em materiais leves e resistentes. Contam com carenagens, pois a
aerodinamica pode interferir no desempenho. Exemplos: Honda
CBR1000, Kawasaki Ninja ZX, Suzuki GSX-R 1000 e Yamaha YZF-R1.


- Fun Bike

Esta categoria conta com motos para uso misto.
Normalmente são equipadas com motores de média para alta
cilindrada, uma vez que necessitam de bom desempenho, porém com
o consumo de combustível médio. É como se fosse uma dual purpose
em versão menor, por isso é bastante utilizada no uso urbano.
Exemplos: Honda Falcon e Yamaha TDM.

- Grã-Turismo

Esta categoria inclui as motocicletas estradeiras
por natureza, desse modo contam com diversos itens de
conveniência para encarar, sem sufoco, as viagens mais longas.
Como exemplo disso são equipadas com tanques de maior
capacidade, malas ou alforges laterais e em alguns casos até
mesmo pára-brisas. Algumas contam com recursos como
intercomunicador para piloto e garupa, além de som. Isso mesmo!
Som em uma motocicleta. Exemplos: BMW K1200 LT, Harley-Davidson
Electra Glide Ultra e a Honda GL 1000 GoldWing.


- Hyper Sport

Nesta categoria as motocicletas são equipadas com
motores de grandes cilindradas, variando entre 1.100cc e
1.400cc. Por essa razão costumam ser maiores e assim, mais
pesadas. Porém, essas motos têm como característica marcante a
forte aceleração velocidade máxima. Chegam a beirar os 300 km/h!
Elas não são tão ágeis para, por exemplo, andar em um circuito
fechado, mas por outro lado oferece uma posição de pilotagem
mais ergonômica, o que me outras palavras quer dizer, mais
conforto. Exemplos: Honda CBR1100XX, Kawasaki Ninja ZX-14 e a
Suzuki Hayabusa.

- Naked

Esse termo vem do inglês "nu", portanto
identifica as motos mais despojadas. Tudo isso para privilegiar
o bom desempenho aliado a uma posição de pilotagem confortável,
ideal para condução em vias urbanas. Por serem “peladas”, não
possuem carenagem e o desenho é um estilo que mescla motos de
passeio com esportivas. Contam com pneus esportivos, o que dá
boa estabilidade tanto na cidade quanto na estrada. Nesta
categoria estão motos como: Honda CB600F Hornet, Kasinski Comet
650R, Suzuki B-King, Triumph 1050 e a Yamaha FZ6.

- Scooters

As scooters são motos que lembram as lambretas, pois
permite que o condutor ande com os pés apoiados no piso, já que
não se tem necessidade de usar os pés para a troca de marchas,
uma vez que o câmbio é do tipo automático. Boa parte dos modelos
dessa categoria conta com motores de 50 cilindradas 2 tempos, ou
seja, precisa de óleo junto com o combustível. São motores
pequenos que não oferecem desempenho, mas ideais para centros
urbanos, em que a velocidade é reduzida em razão do tráfego
pesado. Sem contar na excelente autonomia. Existem também
versões maiores, de 4 tempos, ou seja, apenas a gasolina, que
oferece um desempenho melhor. São vários modelos, como Dafra
Laser, Kasinski Prima e Sundown Future.

- Side car

São as motos que incluem um acoplamento lateral
para o transporte de um passageiro extra. Aqui no Brasil é raro
um modelo desses. Esse tipo de motocicleta foi muito utilizado
durante a segunda guerra mundial pelo exército alemão.

- Street

Nesta categoria as motos foram planejadas para o
trânsito urbano, ou seja, dispõem de conforto e mobilidade para
isso. Sào simples, sem acessórios demais e também sem
proporcionar velocidades elevadas, porém leva um garupa
tranquilamente. Normalmente os motores variam de 150 a 250
cilindradas.
Bons exemplos são: Honda CBX 250
Twister, Honda CBX 200 Strada, Kasinski Comet 250 e a Yamaha YS
250 Fazer.

- Supermotard

São motos que até meados de 1990 eram projetadas
pelos próprios donos. Como o sucesso foi enorme despertou o
interesse de montadoras a incluir esses modelos na linha de
fabricação. Essas motocicletas ostentam como carateristica
marcante o estilo trail com ciclística esportiva, pois são
equipadas com rodas de 17 polegadas e pneus esportivos. Ou seja,
são adequadas para percorrer tanto trechos de asfalto como
também de terra. Exemplos desta categoria incluem a Yamaha XTZ
250 X e a Sundown STX 200.

- Todo terreno

Esses motos são do tipo off-road e por isso contam com
diversos modelos, sendo cada um deles para uso especifico, que
vai do enduro, passando pelo trail até o motocross. Por essa
razão são equipadas com rodas maiores e pneus para tração na
terra. Esses modelos tem uma altura maior em relação ao solo e a
suspensão possui um curso maior para absorver bem os mais
diversos impactos. Os motores variam de 125 a 600 cilindradas e
o visual é rústico, uma vez que quase não dispõem de acessórios.
Dentro desta categoria surgiram as Big Trail, motos de uso
misto, ou seja, do tipo dual purpose, já citada nessa relação.
São indicadas para viagens longas, independente do tipo de
trecho. Contam com pneus de uso misto e tanques de combustível
enormes para permitir boa autonomia. Por essa razão são mais
pesadas, no entanto, proporcionalmente mais confortáveis. Também
é uma derivação desta categoria as motos Motard e Supermotard,
também já citadas. Exemplos: BMW F650GS, GAsGAs TXT 280,
Kawasaki KX-F250, KTM XC250 e Yamaha XT 660.

- Underbone

Essa categoria é faixa intermediária entre as
scooters e as motos street. São pequenas e equipadas com câmbio
semi-automático. O motor tem no máximo 125 cilindradas, porém,
embora o desempenho seja baixo, o importante aqui é o consumo de
combustível. São muito utilizadas por serviços de entrega por
oferecer baixo custo de manutenção.

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